Translate

terça-feira, agosto 02, 2011

O USO DE VEGETAIS PARA NOS HARMONIZAR É UMA LIÇÃO APRENDIDA HÁ MILÊNIOS

Há poucas dezenas de anos, grupos ecológicos tentam mostrar a importância do VERDE  para o equilíbrio da VIDA em nosso planeta, mas infelizmente muitos de nós, não conseguimos essa compreensão de que tudo que faz parte do universo, esta aí colocado com uma função, de que nascemos para coexistir com outras vidas deste planeta.
O uso dos vegetais para nosso desenvolvimento pessoal, pode ser o primeiro despertar neste sentido.
O reino vegetal  sempre foi utilizado para várias finalidades  há milhares de anos, por diferente civilizações, como os egípcios, sumerianos, hindus, maias, incas, astecas, africanos e ameríndios que concebiam o ser humano de forma holística, entendendo a doença como desequilíbrio do corpo, da mente e do espírito.
As plantas possuem inúmeras propriedades curativas a nível do corpo físico, etérico e astral. Possuem também um corpo terreno, uma forma material e um corpo etéreo. Seu efeito terapêutico pode se dar pela propriedade das ervas, através de substâncias que a compõem e também, só que de forma diferenciada, pelas forças e radiações que procedem da planta, agindo assim o etéreo sobre o etéreo.
O uso de vegetais em chás, compressas, inalações, remédios na cura de males físicos e emocionais é prática corrente, tanto na sabedoria popular, como na fitoterapia, homeopatia e florais.
Outro uso do reino vegetal é a “ fumigação”, um uso dos mais antigos a que se tem conhecimento. Usando-se para desordens ambientais de todo o tipo e em  rituais de diferentes religiões, com a intenção de purificar o ambiente e inundá-lo com um tipo de energia  particular. O seu uso mais corrente na atualidade é através dos incensos.
Lembram do presente dos três Reis Magos a Jesus? Incenso, Mirra e Benjoim.
A MIRRA atrai bons espíritos, o BENJOIM purifica o ambiente, destruindo fluídos negativos presentes neles.
No século passado, um químico francês cunhou o termo AROMATERAPIA para a aplicação terapêutica de aromas ou óleos essenciais para ação sobre o sistema nervoso e emoções.
O óleo ou essência volátil de uma planta é único e um dos elementos da energia sutil próprio de cada planta. É sua força vital e personalidade.  Qualidade aromática é um dos elementos  de seu óleo essencial. A estimulação aromática produz um efeito direto e imediato sobre o sistema nervoso. Nossas impressões olfativas são um potente estímulo para a esfera psicomotora e afetiva; mas temos além do sentido do olfato a possibilidade de recebermos as impressões da energia  das plantas através de nossa pele, nossa aura.
Com os óleos se pode fazer massagem, tomar banhos. Com o incenso trazer uma energia específica ao ambiente.
Só temos benefícios se aprendermos a aplicar o conhecimento profundo das plantas em nossas vidas.
Atualmente, muitos terapeutas e psicoterapeutas vem utilizando o reino vegetal em seus trabalhos. Seja, como incenso, como óleo ou como FLORAIS.
Em meu trabalho psicoterapêutico os vegetais estão presentes através dos óleos essências que uso nas massagens e nos florais de Bach e Califórnia que prescrevo como parte do trabalho. Como também uso freqüente os óleos e incensos em meu consultório para inundar o ambiente da energia das plantas.
Com o tempo, os clientes vão aprendendo também a usá-los em seu cotidiano, facilitando assim também seu processo terapêutico.
Como todo o tratamento, o reino vegetal pode ser usado a nível sintomático ou estrutural, variando o tempo de resposta e sua intensidade de acordo com cada indivíduo.
A CAMOMILA usada popularmente como calmante é a ANTHEMIS NOBLILIS,  da  homeopatia, usada em casos de raiva, agitação, stress nas relações e ressentimentos, ou ainda a CHAMOMILE ,  dos florais, usada para restaurar a calma, quando se está emocionalmente abalado, para casos de nervosismo, tensão emocional na região do estômago, para superar a insônia e ter um temperamento mais sereno.
A MADRESSILVA  da aromaterapia, que é usada em pessoas que choram um amor perdido ou um passado feliz, eliminando o excesso de emoção e umidade do corpo é o HONEYSUCLE dos florais, prescrita para os que não vivem o presente e tem saudades do passado.
Respeitar e utilizar o reino vegetal na restauração de nosso equilíbrio, faz parte de sua tarefa, como parte/elemento no equilíbrio do Cosmos, postos a nossa disposição.
“ Os vários reinos devem manter-se em contato. Homem, animal, planta e pedra, nuvem e vento, sol, lua e estrela, todos precisam de todos e todos se ajudam mutuamente”.
Tania Jandira R. Ferreira

Um comentário: