Translate

terça-feira, agosto 02, 2011

VIVER BEM É UMA ESCOLHA. ESCOLHEMOS A ALEGRIA OU A DOR?

Ainda estudante de psicologia apaixonei-me pelas idéias de W. Reich, aluno e opositor de Freud. Freud postulou que todo ser humano traz consigo duas forças opostas – Eros – a energia do Amor e Tanatus – a energia da Morte , destruição, aniquilação; e que esta última sempre prevalecia. Morte vista como dor e sofrimento buscados pelo indivíduo. Isto tudo me pareceu uma teoria muito sombria.
Reich se opôs a essa idéia de Freud. Para Reich o indivíduo sempre busca a realização; se porventura tiver dissabores e sofrimentos em seu caminho, o é por suas escolhas equivocadas, pois seu objetivo é a realização e não o sofrimento. O ser humano sempre busca o Prazer, a Alegria, o Deleite.
Essa também é a minha convicção.
Entendo que o sofrimento e as dificuldades em nossa vida são lições de aprendizagem; e o que o sofrimento é uma escolha, logo uma das opções. Há outras, como nossa transformação. Transformados podemos ter a paz conosco, com o outro, com o Divino, podemos sentir o prazer da vida que o Pai nos oferece.
Mas como vivermos em paz, com tantas guerras, crianças sem lar, pessoas sem o pão de cada dia, desemprego, doenças físicas e emocionais que nos assolam? Como ter alegria e paz em meio a este mundo?
Para Reich tendo o Amor e o Trabalho como fontes de nossa vida, nos tornando flexíveis, amorosos, criativos e potentes.
E acrescento , não nos deixando torturar por problemas materiais e amorosos, buscando com estas experiências lições para nosso próximo passo na vida.
Depende apenas de nós mesmos sermos plenos.
Precisamos nos ver, nos auto-examinar, para procurarmos em nós mesmos as dificuldades que nos levam ao sofrimento, lembramos sempre que essa é apenas uma das opções e que podemos optar pela felicidade e pela alegria.
Olhe em volta!
A tendência que temos quando nos deixamos levar pelo sofrimento é achar que tudo está negro. E está? Não sobrou nada? O teto? O trabalho? Amigos? Pais? Filhos? Tudo se foi mesmo? Nada  de bom sobrou?
Para se vencer as forças da falta de Luz, o desespero, o desânimo, a tristeza e a dor, precisamos procurar à Luz que reside e resiste em meio ao que vemos/sentimos de ruim em nossas vidas.
Por que valorizarmos o ruim de apenas uma parte de nossas vidas?
Dói. Dói sim. Há dores de perdas, mas a dor cicatriza, ela se vai.
E se você perdeu tudo? Tudo mesmo... também não tem mais nada a perder e pode construir uma nova vida.... melhor.
Olhe o que o Pai nos presenteou. Você tem visto o céu estrelado? A lua? Tem alguma plantinha morando com você? Algum animal amigo? Você tem visto as crianças que te sorriem de forma leve e ingênua, de convidando a viver? Você pode se refazer, dar um passo, depois outro, se reconstruir.
Podemos muito se tentarmos de verdade nos melhorar como seres humanos e não estar aqui “ a passeio”.
Se pudermos buscar a Luz que reside em cada um, luz que é do Pai. Se cada um de nós se torna uma estrela, o céu se ilumina e teremos uma vida melhor, uma sociedade melhor.
Então... respire fundo, bem devagar.... Qual a opção que você fez para sua vida? A Alegria ou o sofrimento? Que opção você está fazendo para sua vida? Para a nossa vida? Para nós humanos?
Tania Jandira R. Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário