Translate

terça-feira, abril 19, 2016

O QUE É EMPATIA? A FALTA DELA SERÁ UMA DAS DOENÇAS DE NOSSO TEMPO?

 A EMPATIA   significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. É uma tentativa de compreender sentimentos e emoções  que sente outro indivíduo.

A palavra tem origem no termo em grego empatheia, que significava "paixão.

Ela é um dos fundamentos da identificação e compreensão psicológica de outros indivíduos.Na psicoterapia , por exemplo, a empatia significa a capacidade de um terapeuta de se identificar com o seu cliente, havendo uma conexão afetiva e intuitiva.

Preocupada com a falta de Empatia no mundo atual, descobri um texto curtinho que compartilho para reflexão:

"A maturidade emocional está intimamente ligada à capacidade de sentir empatia. 
É a capacidade de se colocar no lugar do outro que faz com que tenhamos a abertura para ouvir as várias respostas para uma mesma pergunta e entender que não há verdade absoluta. Que a sua necessidade não é menos importante que a minha.
Sem empatia há corruptos, traidores, violentos, assassinos, aproveitadores, sem-palavras, charlatões, enrolões, abusadores, perversos, impacientes, intolerantes, presunçosos, folgados, procrastinadores, indiferentes.
Sem empatia, há contratos quebrados, acordos não cumpridos, identidades roubadas, lares destruídos, milhões desviados, trabalhos mal feitos, filas cortadas, favorecimentos ilícitos, chutes nos carros, cortadas no trânsito.
Sem empatia, alguns acreditam ser mais merecedores que outros e, portanto, se dão à comodidade de serem cegos, surdos e mudos para qualquer necessidade que não seja a sua própria. Sem empatia há o “venha a nós, mas ao vosso reino, NADA”.
A falta de empatia é o câncer do mundo, mas sua presença, a cura dele."
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário