Translate

segunda-feira, julho 11, 2011

RESTABECENDO CONEXÕES ENERGÉTICAS

Desde sempre o ser humano adoece. A humanidade reconhece a doença física e através dos tempos vêm tentando mitigá-la e superá-la. Quanto à doença emocional.... Através dos séculos repetidas vezes pesquisadores vêm tentando traze-la á baila..... 

Não há sofrimento e doença físicos sem a sua correspondência em sofrimento e doença emocional e vice versa, mas a humanidade tende a negligenciar os sofrimentos emocionais.... Eles ainda não são levados a sério... e continuam fazendo estragos em nossa vida!
Frustrações, desalento, depressão, stress, rancores, baixa auto estima...
                
"Gestos, posturas, expressões refletem minhas atitudes existenciais de maneira bem mais segura do que meu discurso: eles mostram meu caráter, minha maneira de ver, de sentir, de amar. Meu corpo me diz "( Navarro)
               
Aí em algum momento de auto exame  nos pegamos com  histórias que se repetem em nossa história pessoal. Histórias em que mudam os personagens, com exceção de nós, e onde o enredo é o mesmo... 

 "Maria é uma boa profissional, nos empregos que teve é sempre passada para trás pelos colegas de trabalho e não tem reconhecimento de sua chefia. Ela amarga uma frustração com isso. Não vivemos para produzir, produzimos para viver. A preocupação com objetivos e realizações é a principal característica das pessoas que tem medo do prazer".

Quem de nós, já não se pegou repetindo uma estória? E em todas  ás vezes, dissemos que “ não cairemos mais nessa, já aprendemos.... “ para daí a algum tempo repetir a dose. Muitas das vezes recorremos aos amigos ou o próprio auto exame nos dá uma explicação racional sobre nossa repetição e nosso problema... mas depois de algum tempo... a estória se repete.

O pensar desempenha um duplo papel em relação ao sentir. Quando a pessoa pensa objetivamente, o pensamento se opõe ao sentir. Em outros momentos, o pensamento é subjetivo e altamente colorido de sentimento, nos diz Lowen.

Emoção é energia, pensamento é energia, corpo é energia.... e estas várias instâncias interagem constantemente. Não há como entender isso separadamente... Mas há que entender emocionalmente....
            
"João é acometido de stress. Dorme pouco. Irritadiço. Quer sempre a perfeição no que faz. Têm pressão alta, enxaquecas, problema no estômago. O ritmo confuso em sua vida não lhe permite respirar.Para se viver é necessário respirar e quanto melhor for a respiração, mas vivo se estará. Quem está sob stress segura a respiração."
           
Nem sempre se consegue sozinho. Às vezes necessitamos de um apoio, um companheiro nessa jornada. Restabelecer a conexão energética entre o nosso sentir, nosso corpo e nossa mente é uma das tarefas da psicoterapia.

Segundo Navarro : “ Assim se tece, em ponto e contraponto, a trama de um processo analítico, que se esforça por compreender, num mesmo movimento, a expressão emocional e a vivência corporal, o conteúdo psíquico e suas representações”
                                                                                
Tania Jandira R. Ferreira

Navarro e Lowen são pesquisadores e terapeutas Neo-reichianos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário