Translate

segunda-feira, fevereiro 02, 2015

Respirar, se inspirar, se entregar


                      “Estar cheio de vida, é respirar profundamente, mover-se livremente e sentir com intensidade” Alexandre Lowen.

A respiração é importante para a troca gasosa do organismo. Mas como a respiração influencia o estado emocional?

A respiração é um ato involuntário e ao mesmo tempo aprendido. Ela tem um ciclo, de inspiração e expiração.

Com a inspiração obtemos o ar pelo nariz, passando pela traquéia até os pulmões. A absorção de oxigênio permite  transformações químicas para que o sangue nutra as células do corpo.

Inspiração é palavra de origem latina, “inspiratio” e do verbo “inspirare” que significa insuflar, soprar. Inspiração também tem o significado de termos uma idéia ou pensamento novo, algo que vem de repente, algo de nossa imaginação.

Quando se tem inspiração curta, é como se a pessoa tivesse dificuldade em absorver o ar. Isso produz ansiedade, cansaço e falta de inspiração. Novas idéias não circulam. Ansiosos tem a respiração curta. A ansiedade é um sentimento de que algo pode acontecer a qualquer momento, com isso se fica em estado de alerta e não se vive o presente. O medo faz com que a respiração pare, congela sensações e emoções. Pessoas deprimidas, tem sua respiração diminuídas, assim como seu apetite e libido sexual.

A inspiração longa, acalma, há maior concentração no “aqui e agora”.

A expiração permite a saída de gás carbônico, para que ocorra a diminuição da caixa toráxica e elevação do músculo do diafragma.

Não é por acaso, que as pessoas quando estão com raiva, “bufam”, saindo um ar quente pelas narinas. Também não é por acaso que as pessoas enfadadas tentam retirar o que as incomodam, através de um “Aff”, um expelir ar pela boca.

As contrações continuadas no diafragma, fazem com que esse músculo se endureça e com isso há dificuldade na expressão de sentimentos e de movimentos. Há pouca ação, ou ações mecânicas embora normalmente não se perceba.

A expiração livre é um movimento de entrega, de expansão, de generosidade. Pode se perceber esse movimento de entrega no orgasmo, quando a expiração produzida é longa e fruto de um prazer, onde o  corpo todo relaxa.


A respiração permite que a energia circule por todo o corpo. Essa energia é chamada de prana por alguns, para a psicologia corporal, de bioenergia, energia vital, ou orgon. A circulação imprópria dessa energia provoca modificações na respiração, na postura física e contrações musculares. Essa circulação imprópria de energia é resultado de emoções que se cristalizam.

Alguém, por exemplo que foi constantemente submetido a situações que geraram medo e insegurança tem dificuldade de respirar, de expandir-se, cronificando não apenas sua forma de respirar, mas suas emoções, mesmo quando não há motivo para insegurança ou medo diante de um fato.

A repressão de emoções e sentimentos ocorre a nível fisiológico, contendo e reprimindo a respiração. Reduzir a absorção de oxigênio, mantém emoções sobre controle, mas reduz a energia vital da pessoa. Ao liberar a respiração, também se libera a emoção cronificada. 

Em estado de paz, segurança e amorosidade podemos observar que a respiração se torna profunda e desobstruída.

 Respire, se Inspire, Entregue-se a vida!

Tania Jandira R. Ferreira

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário