Translate

segunda-feira, setembro 22, 2014

Existe uma droga do Amor?

Produzimos uma droga do amor: A OCITOCINA.
Ela é um hormônio produzido principalmente pelo hipotálamo (uma região do cérebro do tamanho de uma amêndoa localizada perto do tronco cerebral, que liga o sistema nervoso ao sistema endócrino através da glândula pituitária),  liberada diretamente no sangue através da glândula pituitária, ou para outras partes do cérebro e da medula espinhal.
Pesquisas que começaram a ser realizadas na década de 90, vem demonstrando que a Ocitocina traz efeitos  em várias áreas de nossas vidas.
Ela está presente em mulheres e homens.
Ela é liberada durante o ato sexual, na hora do orgasmo.
Pesquisas indicam que a ocitocina faz com que os nervos nos órgãos genitais  sejam estimulados  de forma espontânea.
Durante o orgasmo, o nível  de ocitocina masculino quintuplica e em mulheres isso ocorre com maior ênfase. O cérebro da mulher é inundado com ocitocina.

A ocitocina também estimula o desejo, por isso é chamada de "hormônio do aconchego".
Ela é liberada em resposta a estímulos, como o toque e estimula o desejo de ser beijado(a), abraçado (a).
Os nervos em zonas erógenas, tais como os lóbulos das orelhas, pescoço e genitais tornam-se sensibilizados pelos efeitos da ocitocina.
Ao mesmo tempo sendo liberada a ocitocina, libera a endorfina e a tetosterona, que provoca no corpo excitação biológica e psicológica.

Mais seus efeitos em nós, são ainda maiores. Ela permite que tenhamos conexões profundas com as pessoas e até mesmo os nossos animais de estimação.
Conexões profundas são baseadas em afeto verdadeiro e genuíno, que permitem que relações sejam duradouras.

A ocitocina pode  ser responsável por transformar experiências potencialmente estressantes em oportunidades para expressar amor e alegria.
Ela ajuda a reprimir lembranças dolorosas; ajuda a regular os padrões de sono, acalmá-lo e contribui para uma sensação geral de bem-estar.
Acredita-se que a ocitocina tem capacidade de combater o stress e os efeitos do hormônio do estresse cortisol.
O stress agrava as doenças. Para se ter saúde é necessário se aliviar o stress.

Esse hormônio é produzido sinteticamente, com uso para facilitar a amamentação e para induzir o parto nas mulheres com mais de 41 semanas de gestação, através de um spray nasal. Endocrinologistas brasileiros também dizem que seu uso em homens é capaz de deixá-los menos agressivos, mais amáveis, generosos e com comportamentos sociais mais adequados.

Lembremos que mesmo tendo um potencial em nós, como o hormônio ocitocina, ele pode não ser liberado para nos causar essas sensações.
Não existe uma função biológica dissociada das funções psicológicas, do sentir, do se emocionar.  A emoção é causa e conseqüência.
Também não existe uma função biológica dissociada da função psicológica do pensamento de bem ou mal estar. Esses pensamentos são causas e conseqüências, que interagem, também com o sentir, com nossas emoções.

O corpo pode reagir, pode voltar a liberar a Ocitocina, mas para isso precisamos liberar as emoções e pensamentos aprisionados no corpo.
Não é apenas uma questão de liberar o segmento pélvico, mas também o segmento toráxico e o ocular, e os outros segmentos estarem menos encouraçados.

Vivemos a vida, como a olhamos e a sentimos e com isso nosso corpo reage.

Tania Jandira R. Ferreira
Setembro de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário