Translate

domingo, junho 29, 2014

A Ansiedade na ordem do dia



Alguns pensadores definem os tempos atuais, como a “Idade da Ansiedade”, por conta do tipo de sociedade em que vivemos que gera indivíduos competitivos, consumistas, com grande exigência da auto-imagem, sob estresse constante. O estresse passou a ser o representante psíquico da ansiedade.
A ansiedade está na ordem do dia.
Ansiedade tem origem na palavra grega “anshein” que tem o significado de “estrangular, oprimir, sufocar”.
Ao ansioso falta ar.
Em nosso dia a dia, somos confrontados, sabendo ou não, com conflitos interpessoais ou psíquicos, causadores de ansiedade.
O estresse não é conseqüência do fato em si, mas de como se reage a este, do significado para a pessoa, de seus mecanismos de defesa e de enfrentamento.
O fato, o motivo é o disparador.
No geral, sintomas de ansiedade vão surgindo sem que se dê conta. O corpo demonstra: taquicardia, alteração na pressão arterial, sudorese, problemas gastrointestinais, tesão muscular, opressão no peito, náuseas, vômito, diarréia, insônia, mal estar respiratório e espasmos.
Há dificuldade na tomada de decisões, baixa concentração e memória, apreensões vagas, preocupações com o futuro, expectativas de que algo ruim possa acontecer.
Em muitos casos progridem, elevando o nível de ansiedade levando, para o que se convencionou chamar atualmente, de transtornos de ansiedade: fobias, ataques de pânico e distúrbio de ansiedade generalizada.
Esses estados podem ser temporários, se tratados corretamente, mas expressam traços de caráter ansioso.
Segundo Wilhelm Reich, o caráter é composto de atitudes habituais, seu padrão de respostas para diferentes situações. O caráter é expresso nos estilos de comportamento, valores e visões do mundo e no corpo.
Ansiosos têm a respiração curta.
A respiração curta e rápida denota ansiedade, insegurança, medo.
O tórax está comprimido.
Assim como os músculos dos ombros e da omoplata, a caixa torácica, as mãos e os braços.
A inibição da respiração serve para suprimir toda a emoção, a raiva, a tristeza, o riso, o desejo.
Respirar é viver, respirar bem implica viver melhor.
A descompressão do tórax em psicoterapias corporais é  realizada  com a o trabalho de respiração, especialmente o desenvolvimento da expiração completa.
A maior parte das pessoas, nem percebe como respira.

Além disso, o caráter do indivíduo é analisado e trabalhado.
A ansiedade, mesmo não evoluindo para um transtorno de ansiedade traz problemas para a pessoa e suas relações.
Todos precisam de ... Ar.
A descompressão do tórax proporciona que as emoções fluam, menos compressão, mais espaço também para o desenvolvimento de auto confiança e expressão do amor que permite se ter expectativas mais positivas, mais realistas e mais integradas com a própria potência.
Afinal, é a potência que se busca nas psicoterapias corporais.
Tania Jandira R. Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário