Translate

segunda-feira, janeiro 27, 2014

O CORPO COMO EXPRESSÃO DO PSIQUISMO



A  linguagem corporal é a mais primitiva forma de comunicação entre os animais; assim como o é entre humanos. Ela é o meio mais profundo de comunicação.
Esse é um dos legados de Wilhelm Reich.
Suas observações e experiências terapêuticas, mudaram inclusive uma parte do setting terapêutico.
Até então o psicoterapeuta  limitava-se a ouvir relatos do paciente deitado no divã e fora do seu campo visual. Limitava-se a  ouvir e  tentar correlacionar o que ouvia com o momento e com a história da pessoa.
Reich começou a olhar para o paciente, a ver, a devolver e a interpretar a comunicação não verbal.
A maior parte das pessoas não consegue perceber seus gestos, atitudes corporais, suas expressões faciais nos momentos de comunicação e relação com o outro. Elas não sabem ou reconhecem o que exprimem ou manifestam corporal e facialmente. Com isso vão se encouraçando, vão fazendo um esforço muscular a fim de não mostrar os sentimentos e emoções que sentem.
As pessoas aprendem que é possível esconder ou disfarçar emoções e sentimentos, o que não é verdade. Elas se expressam no corpo.
É só nos lembramos de situações ameaçadoras e quando nos sentimos em perigo. As atitudes são de medo, cautela. A expressão corporal é de “ encolhimento”. Diferente de quando percebemos alguém como acolhedor. Não há atitudes de prevenção, nos desarmamos, nossa expressão é de “ entrega”, confiança.
As relações se fazem assim. As atitudes e gestos que temos estão correlacionadas com o que apreendemos das atitudes e gestos do outro com que nos relacionamos, a ela respondemos com nossa expressão corporal; assim como o outro a nós responde.
Existe uma “dança” entre pessoas que acontece simultaneamente, que pode ensejar relacionamentos empáticos ou não.
Usando o mesmo exemplo anterior, uma pessoa que sofreu relacionamentos ameaçadores pode mostrar-se sempre cauteloso ou medroso nas relações, mesmo quando em novas relações não ameaçadoras. A pessoa se encouraça. Espera de suas relações uma “ pedrada”, mesmo quando se lhe oferece uma flor; por isso, o modelo de psicologia que surge com Reich compreende que é necessário atuar também no corpo, nas couraças musculares que vão se fazendo ao longo da vida.
Essas atuações na psicoterapia se fazem através de massagens e exercícios, além das devoluções sobre as expressões do corpo estabelecidas durante a relação.
O psicoterapeuta não é neutro, não se mostra  inacessível ou distante, ele é parte do processo da relação que se estabelece, reage as expressões não verbais do cliente, interage com ela, mostra seu psiquismo através de suas expressões corporais e com isso também permite e possibilita que o cliente possa reestabelecer relações humanas de uma forma mais saudável.
As “ pedradas” recebidas de alguns, podemos responder com outras pedradas, nos defendendo delas ainda que próximos ou nos afastarmos tanto que estas não conseguiam nos atingir; assim como podemos acolher a flor que alguns nos oferecem.
Resgatar o “ olhar” é um dos legados de Reich.
Negar o olhar é negar o que se vê nas manifestações que acompanham as palavras. As minhas, as suas, as nossas.
Esse é um aprendizado no processo terapêutico.
Nosso corpo, nossas expressões corporais revelam nosso íntimo, nosso psiquismo.
Todos nos mostramos, além das palavras sem perceber, somos transparentes e não nos damos conta disso.
Desfazendo nossas couraças musculares podemos estabelecer relações mais saudáveis.
As formas como percebemos e estabelecemos nossas relações, ficaram marcadas em nosso corpo, em nossas expressões corporais, são expressões de nosso psiquismo e ensejam histórias que se repetem com diferentes personagens ao longo da vida.
Podemos transformar nosso corpo, desfazer nossas couraças, mudar nosso psiquismo e com isso mudar nossa história e nossas relações.
Este é um processo que a psicoterapia proporciona, nos tornarmos mais potentes e saudáveis, reaprender a “olhar”, reaprender  a nos “ver”.
Tania Jandira R. Ferreira/janeiro 2014

4 comentários:

  1. É de uma nitidez surpreendete,além de focar num dos aspectos mais interessantes que é o o próprio corpo, haja vista, que as pessoas se encomodam tanto, com o corpo alheio, e o próprio, preferem num pedestal, para que ninguem toque,olhe sem autorização prévia sequer trisquém pode causar arrépios.... mesmo que estejam expostos literalmente. Sal

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto, querida Tania. Parabéns. Saudades

    ResponderExcluir
  3. Oi Sal, sempre estamos expostos literalmente através de nossas expressões corporais. Estar num pedestal seria uma forma de "estar encouraçado" , de nos mostramos ao mundo. bjkas

    ResponderExcluir
  4. Oi Carlos, obrigado. Escrever é também uma forma de me expressar corporalmente, expressar meus pensamentos em letras, mas é um esforço meu amigo, sou mais de expressar meu pensamentos em atos. Isso você sabe.

    Você sempre me estimulou a escrever.
    Você é escritor é sua forma de se expressar no mundo.
    Críticas também são bem vindas, pois assim posso aprimorar essa minha forma de me expressar no mundo. bjs

    ResponderExcluir