Esse blog foi criado para divulgar a psicologia através de artigos, vídeos e poemas sobre a essência da vida, sobre olhares sobre a vida, sobre a sociedade, sobre o humano,sobre a saúde emocional, sobre o que nos afeta, sobre como podemos nos afetar e afetar. Seja Bem vindo(a)!
segunda-feira, fevereiro 03, 2014
O Arco íris e o mar
Essa semana fiz um face. O nome dele é FACES DA PSIQUÊ: https://www.facebook.com/facesdapsique Para responder a amigos que me perguntaram o por que da imagem que coloquei nele, fiz um pequeno artigo que compartilho aqui.
O Arco íris e o mar
“As imagens, os símbolos e os mitos não são criações irresponsáveis da psique; elas respondem a uma necessidade e preenchem uma função: revelar as mais secretas modalidades do ser”. Mircea Eliade
Vários amigos me perguntaram por que a imagem o mar e do arco íris, como símbolo de uma página de uma psicóloga.
O arco íris é um símbolo de várias culturas.
Na cultura grega de onde seu nome vem, existe uma deusa chamada Íris, que exercia a função de arauto divino. Em sua tarefa de mensageira, a deusa deixava um rastro multicolorido ao atravessar os céus.
No Cristianismo, islamismo e judaísmo dizem que o arco-íris foi intitulado por Deus "arco-da-aliança", por conta do Dilúvio. Após este, Deus prometeu que nunca mais iria inundar a Terra e depois de cada chuva seu arco apareceria nas nuvens, representando a aliança estabelecida entre Deus e todo ser vivente.
Na cultura yorubá, o arco-íris também é representado como mensageiro divino aos seres humanos na figura do orixá Oxumarê . O senhor do arco-íris, a serpente de fogo, o Orixá da transformação, o terceiro Orixá do fogo.
O arco-íris não existe, trata-se de uma ilusão de óptica cuja visualização depende da posição relativa do observador. Todas as gotas de água refratam e refletem a luz da mesma forma, no entanto, apenas algumas cores resultantes desse processo é que são captadas pelos “olhos do observador”.
O Mar é também um símbolo presente em várias culturas.
O Mar é um símbolo do Gênese Cristão, do nascimento.
Para os vedas é chamada de mâtrimâh, significando: "a mais materna".
Na cultura Yorubá o mar é representado entre outros Orixás, por Yemanjá, que tem o dom de gerar. Ela é a responsável pelo ori, a consciência de todos nós, rege o destino das coisas que precisam ser modificadas, traz novo alento a todos aqueles estão submergidos em problemas, rege a mudança no ritmo da Vida, pois ela esta ligada ao Elemento Água.
Carl Jung, psicanalista, via no mar o símbolo do "inconsciente coletivo".
O Mar é o embrião humano de onde toda a vida saiu. Símbolo da fecundação, da origem da vida, lugar das transformações e dos renascimentos símbolo da dinâmica da vida. Sua imagem também se refere às emoções, aos desejos, à emotividade e a sensibilidade. Mar que é marola e tsunami.
O Arco íris e o Mar são símbolos de TRANSFORMAÇÃO, objetivo de toda ação psicológica na minha compreensão. Transformação de todos os envolvidos nesta ação. Ideal e utopia que acredito e persigo, tentando não só potencializar a transformação do outro, dos outros a quem dirijo minha ação, mas também a mim mesma.
Tania Jandira Rua Ferreira /Fevereiro-2014
Ps – O template de meu face, que também muitos acharam lindo, foi criado por meu amigo Laércio Adriano que trabalha com design e imagens, a quem aqui dou o crédito, por me entender e possibilitar com essa imagem trazer um pouco de mim e do meu trabalho. Abaixo está o templade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário